Bacharel em Desenvolvimento em Sociedades e Territórios

Geral

Descrição do programa

apresentação

O Bacharel em Desenvolvimento de Sociedades e Territórios oferece um treinamento multidisciplinar que combina lições teóricas em ciências humanas e sociais com cursos, oficinas práticas e estágios que se preparam para um compromisso com a ação.

O envelhecimento da população, a globalização, as mudanças climáticas, a expansão urbana, as transformações rurais, a democracia, o crescimento da economia do conhecimento, as desigualdades sociais, o pluralismo cultural e os modos de vida. Essas são as realidades enfrentadas pelos agentes de mudança social abordadas neste treinamento aplicado em ciências sociais.

O programa visa melhorar o conhecimento e uma compreensão crítica das realidades sociais contemporâneas que afetam o desenvolvimento de sociedades e territórios.

objetivos

Desenvolver conhecimento e compreensão das realidades sociais contemporâneas que afetam o estado de desenvolvimento das sociedades e territórios.

Um treinamento interdisciplinar que utiliza várias disciplinas de ciências sociais

O desenvolvimento de sociedades e territórios envolve várias disciplinas das ciências sociais: antropologia, sociologia, geografia, ciência política, economia, história.

Os cursos possibilitam abordar os riscos sociais e territoriais sob esses diferentes pontos de vista, a fim de ter uma perspectiva completa e crítica das realidades estudadas.

O Bacharelado em Desenvolvimento de Empresas e Territórios facilita a entrada no mercado de trabalho por meio de cursos de administração, ética, introdução a ambientes de prática e experiência de trainee. Para concluir o curso, o aluno também pode escolher alguns cursos de aperfeiçoamento em outros UQAR .

A oportunidade de entender melhor a vida da sociedade para agir melhor

O Bacharelado em Desenvolvimento de Sociedades e Territórios oferece a oportunidade de interagir com as aspirações dos cidadãos, analisar situações concretas e ajudar a resolver problemas sociais.

As teorias são mobilizadas para entender os fenômenos da sociedade, promover a inovação social e produzir conhecimento confiável para orientar a ação coletiva. Tomar uma perspectiva histórica ou filosófica também é apropriado para esclarecer as questões do presente, o significado dos eventos e as implicações das mudanças em andamento.

Aprendizagem no campo, pela prática

As fórmulas pedagógicas no nível de bacharelado em desenvolvimento de empresas e territórios são baseadas em dois princípios:

  • a análise de situações reais é a melhor maneira de progredir na integração das realizações de diferentes disciplinas;
  • O próximo passo é alcançar profissionais de desenvolvimento social que possam inspirá-la, aumentar sua conscientização sobre as demandas da prática e interessá-la em oportunidades de engajamento.

Os alunos se beneficiam de várias reuniões com muitos profissionais de desenvolvimento e visitas a organizações, atividades e viagens de campo, apresentando-os a uma ampla gama de possibilidades.126565_rsz_adobestock_250661602.jpg

Estágios para aplicar o conhecimento adquirido em um contexto concreto

O Bacharelado em Desenvolvimento em Sociedades e Territórios inclui estágios creditados em organizações que desejam acolher estudantes que desejam se tornar agentes de desenvolvimento e mudança.

Sob a supervisão de um professor e da organização escolhida, esses cursos oferecem a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido para a realização de uma abordagem completa de pesquisa, combinando dimensões teóricas, críticas e metodológicas.

O processo também envolve escrever um relatório de pesquisa e apresentar os resultados à organização do cliente. O conjunto tem como objetivo ser aplicado no ambiente de treinamento.

Os estágios também podem ser realizados no exterior.

Habilidades desejadas em uma ampla variedade de campos profissionais

Mentes criativas e rigorosas são procuradas para enfrentar os desafios enfrentados por organizações públicas e privadas, governos e grupos de cidadãos, enfim, todos aqueles que trabalham em diferentes escalas no desenvolvimento de comunidades e territórios.

Principais empregadores

Como analista social, o graduado da BScD possui formação em ciências sociais que lhe permite oferecer seus serviços como oficial de desenvolvimento ou consultor em ciências sociais aplicadas em várias agências governamentais, comunidade, local e regional, na perspectiva do planejamento, coordenação de projetos ou iniciativas referentes aos fenômenos sociais que afetam territórios e populações.

Os principais empregadores para os graduados do Bacharelado em Desenvolvimento em Sociedades e Territórios são organizações de desenvolvimento local e regional, sejam elas do setor comunitário, público ou privado, como:

  • Empresas de Assistência ao Desenvolvimento Comunitário (CFDCs);
  • conselhos regionais de consulta e desenvolvimento (CRCD);
  • Conselhos Regionais de Meio Ambiente (CRE);
  • municípios regionais do condado (RCMs);
  • organizações sem fins lucrativos (economia social, meio ambiente, inclusão social etc.);
  • municípios;
  • serviço público;
  • organizações de pesquisa;

Principais trabalhos

Os principais empregos disponíveis para os graduados do Bacharelado em Desenvolvimento em Sociedades e Territórios são:

  • oficial de desenvolvimento;
  • pesquisador;
  • gerente de projeto;
  • oficial de coordenação;
  • agente comunitário;
  • agente de desenvolvimento turístico;
  • consultor de desenvolvimento;

A possibilidade de continuar com o doutorado

Os graduados com bacharelado em desenvolvimento de empresas e territórios têm a oportunidade de continuar sua progressão para o mestrado em desenvolvimento regional (com memória ou com teste), o DESS em desenvolvimento regional e territorial e o doutorado em desenvolvimento regional.

Eles também têm acesso aos programas de pós-graduação UQAR nas seguintes áreas:

  • ética;
  • gerenciamento de projetos;
  • gestão de pessoas no local de trabalho.

Uma equipe de professores comprometidos com os alunos

Os cursos limitados facilitam as trocas com os professores e entre os alunos, criando um ambiente propício à realização dos projetos dos alunos.

A equipe diversificada do corpo docente está envolvida em projetos de pesquisa dedicados a entender e apoiar o desenvolvimento no Quebec, em suas regiões e internacionalmente.

A disponibilidade e a notável supervisão por parte desses professores favorecem o sucesso dos estudos.

Muitas oportunidades para estadias no exterior

UQAR oferece muitas oportunidades de permanecer no exterior para estudantes motivados a expandir seus conhecimentos enquanto vivem uma experiência cultural gratificante. Essas estadias podem assumir a forma de um programa de intercâmbio, um estágio prático ou uma pesquisa. Várias fontes de financiamento também estão disponíveis.

Acordo de Duplo Grau com a Universidade Católica do Oeste (França)

Como parte de seu treinamento, os alunos podem aproveitar esse contrato, permitindo que, além de obter seu diploma de bacharel em desenvolvimento de empresas e territórios, obtenham um diploma de bacharel em humanidades e ciências sociais, ciências sociais, cursos Sociologia e Etnologia Aplicada na Université Catholique de l'Ouest, Campus de Angers, França.

Condições de admissão

Base colegiada

Possuir um diploma de estudos universitários (DCS) ou equivalente.

Habilidades no idioma francês: Além disso, um candidato que não consiga demonstrar proficiência em francês de acordo com os critérios da "Política para a língua francesa de graduação" terá que se submeter a um exame institucional de Francês, tendo recebido uma convocação para esse efeito. No caso de reprovação no exame, a conclusão bem-sucedida de um curso funcional de francês será necessária e a inscrição para este curso será obrigatória no período seguinte.

Experiência básica

Possuir conhecimento e experiência adequados, considerados relevantes. Nesse caso, o candidato deverá demonstrar aos membros do comitê de seleção que possui os conhecimentos necessários para realizar um programa de graduação na universidade.

Habilidades no idioma francês: Além disso, um candidato que não consiga demonstrar proficiência em francês de acordo com os critérios da "Política para a língua francesa de graduação" terá que se submeter a um exame institucional de Francês, tendo recebido uma convocação para esse efeito. No caso de reprovação no exame, a conclusão bem-sucedida de um curso funcional de francês será necessária e a inscrição para este curso será obrigatória no período seguinte.

Última actualização Novembro 2019

Sobre a instituição de ensino

L'UQAR, une université d'excellence en recherche! Riche de la diversité de ses expertises de calibre international, l’UQAR se démarque parmi les meilleures universités en recherche au Canada. La comp ... Leia mais

L'UQAR, une université d'excellence en recherche! Riche de la diversité de ses expertises de calibre international, l’UQAR se démarque parmi les meilleures universités en recherche au Canada. La composition des axes d'excellence en recherche de l'UQAR- les sciences de la mer, le développement régional et la nordicité- reflète cette réalité distinctive. https://uqar.ca/nouvelles/uqar-info/3088-l-uqar-se-demarque-en-recherche-parmi-les-meilleures-universites-au-canada Ler Menos