Bacharel em Engenharia Ambiental

Universidade de Caxias do Sul

Descrição do Programa

Bacharel em Engenharia Ambiental

Universidade de Caxias do Sul

Engenharia Ambiental

Pesquisas, serviços, planejamento, projetos e gerenciamento de questões relacionadas ao trinômio homem/ambiente/desenvolvimento.

Campo de atuação

Iniciativa privada, organismos públicos, municipais, estaduais e federais, tanto na implantação de projetos, planos e ações preventivas e/ou diminuidoras dos impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, como na fiscalização de atividades. Consultoria e assessoria.

O que faz o profissional

Estuda, desenvolve e usa tecnologias específicas para diminuir os efeitos negativos da ação humana sobre o ambiente. Realiza estudos de impacto ambiental e de preservação da qualidade das águas, do ar e do solo. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas e degradadas. Ocupa-se ainda com a prática de desenvolvimento sustentável.

Objetivos do curso

O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo formar um profissional apto a prever, analisar e tratar os impactos ambientais gerados pela ação antrópica, sendo capaz de propor soluções que evitem ou minimizem seus efeitos adversos ao ambiente, além de gerenciar, planejar e executar ações relativas ao trinômio: sociedade, economia e meio ambiente.

Perfil do engresso

Tendo em vista o perfil delineado para todos os egressos da Universidade de Caxias do Sul para o qual deverá convergir o processo de formação profissional dos diferentes cursos desta Instituição; o Engenheiro formado pelo curso de Engenharia Ambiental da UCS deverá ter sólida formação tanto nas áreas de conhecimento básico, quanto nas áreas de formação profissional. Estas características gerais deverão lhe atribuir competências específicas para que aplique, desenvolva e aprimore conhecimentos, habilidades e atitudes, necessárias tanto para prontamente atender às atuais demandas sociais através de intervenções de ordem técnico-científicas, quanto para capacitar-se frente a novas demandas advindas com as transformações sócio-ambientais.

É importante ressaltar que o entendimento dos fenômenos ambientais são extremamente complexos e interdependentes. A diversidade de ações que desencadeiam efeitos adversos ao ambiente tem demonstrado a necessidade da ampliação dos atributos do Engenheiro Ambiental, incluindo as intervenções de caráter preventivo, além do meramente remediativo. Para tanto, a formação acadêmica do Engenheiro Ambiental deverá permitir sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais preventivas de caráter urbano e rural.

Diante desse perfil, o profissional deverá ser capaz de analisar holisticamente os impactos ambientais gerados pela ação antrópica, podendo assim planejar, propor, avaliar, projetar e operar soluções que evitem ou minimizem efeitos adversos ao ambiente.

Esta escola oferece programas em:
  • Português


Última actualização September 27, 2017
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Março 2019
Duration
Duração
5 anos
Tempo integral
Price
Preço
494 BRL
Information
Deadline
Locations
Brasil - Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Data inicial: Março 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Março 2019
Brasil - Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Price
- Valor do crédito básico para 2015