O Serviço Social como área das Ciências Sociais, tem uma trajetória que o coloca como profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho. A formação académica deve contribuir para a construção de uma identidade profissional, através de uma sólida qualificação teórica, metodológica e ético-política, e de uma capacitação operacional e prática de investigação que alicerce o conhecimento do Serviço Social e a sua produção, dando suporte à interlocução com as outras áreas das Ciências Sociais.

121099_EdificiosISMTbanner_1185x350_a.jpg

Concebe-se a área científica de Serviço Social como estruturante do novo Plano de Estudos (o que pressupõe a existência de teorias de base, de uma formação prática, de estágio pré-profissional supervisionado com uma componente de investigação), estabelecendo-se a articulação com as outras áreas científicas complementares que integram esta licenciatura.

Pretende-se que a formação dos futuros Assistentes Sociais conduza à construção de uma postura plural, crítica e promotora da efetividade dos Direitos Humanos e da cidadania, baseada em princípios e valores inerentes à compreensão da sociedade e do Serviço Social, à promoção da justiça social e ao compromisso com o desenvolvimento da autonomia, emancipação e empowerment dos sujeitos sociais. Neste sentido, o Plano de Estudos procura desenvolver no aluno:

  • O conhecimento das relações e determinações históricas e sócio-políticas e principais correntes do pensamento que influenciam a trajetória de Serviço Social como profissão e área disciplinar, que tem de ser analisada no tempo e no lugar, com os seus limites/ constrangimentos e potencialidades /possibilidades.
  • A análise da sociedade portuguesa, inserida no espaço europeu e internacional, do ponto de vista histórico, político, económico, social e cultural, de forma a contextualizar o campo do Serviço Social, as solicitações existentes e emergentes e as suas tendências.
  • O equacionar das relações entre o Serviço Social e as Politicas Sociais, não só ao nível da intervenção, mas também ao nível da concepção, elaboração e avaliação de programas, projetos e medidas de política.
  • A compreensão da vertente teórico-metodológica e ético-política que permite desenvolver as competências da intervenção, da planificação, da avaliação e da investigação no Serviço Social, de forma a fazer face aos novos desafios e solicitações que se colocam nas sociedades contemporâneas e particularmente em Portugal.
  • O reforço da formação teórico-prática a partir dos primeiros anos do curso, em várias áreas disciplinares, segundo uma estratégia pedagógica contínua, designadamente na área de Serviço Social - de observatório, oficina, trabalho de campo e de projeto e núcleos de estudo - que culmina no terminus do curso, com a realização do estágio e a elaboração do trabalho final de curso.
  • A intensificação das relações entre a formação académica e a realidade social, institucional e sócio-profissional através dos núcleos de estudo e dos estágios, com supervisão científica, pedagógica e profissional.

Saídas Profissionais

Segurança Social, Saúde, Autarquias Locais, Justiça, Trabalho e Educação, Intervenção Psicoterapêutica e Psicossocial, Habilitação própria para a docência.

Condições de Acesso - o Doméstica Português no ISMT

O estudante internacional no ISMT - Quais são as condições de acesso?

Podem candidatar-se ao concurso os estudantes internacionais que:

  • Sejam titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país. Esta situação requer a apresentação de documento comprovativo da titularidade da qualificação, onde conste a classificação final, validado pela entidade competente desse país.
  • Sejam titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente. Este último caso requer a apresentação de documento comprovativo da equivalência do curso não português ao ensino secundário português, onde conste a classificação final.

121101_imagem2.jpg

Programa ministrado em:
  • Português

Veja 8 mais cursos em Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) »

Última actualização Setembro 14, 2019
Este curso é No campus
Start Date
Out. 2019
Duration
7 semestres
Tempo integral
Deadline
Por locais
Por data
Start Date
Out. 2019
End Date
Prazo de inscrição

Out. 2019

Location
Prazo de inscrição
End Date