Read the Official Description

ESTE PROGRAMA É ENSINO EM ESPANHOL

O Curso de Graduação em Design de Produto, com especialização em Design de Transporte é equivalente a um grau universitário (240 ECTS). Este curso prepara profissionais que são capazes de projetar não apenas veículos, mas também sistemas de transporte e acessórios relacionados ao setor.

O design de transporte é uma disciplina que envolve muito mais do que projetar carros: o transporte exige adaptação e variedade para responder às diferentes necessidades, desde motos para uso na cidade até aviões com um design de interiores inimaginável e navios em uma infinita variedade de tamanhos e com tecnologias para torná-los auto-suficientes.

Seja qual for o modo usado (terra, mar ou ar), os projetos para transportar produtos ou pessoas requerem uma visão ampla e abrangente que atenda às necessidades atuais.

O treinamento ministrado no IED Barcelona inclui não apenas as mais recentes técnicas e tecnologias para projetar e modelar veículos (carros, ônibus, aviões, navios, etc.), mas também soluções gerais que buscam ir além e prever as necessidades que poderiam surgir em termos de transporte.

Resultados profissionais: designers de interiores e exteriores de automóveis, motocicletas, navios, setor aeronáutico, transporte público, cor

Descrição

O projeto de transporte está passando por um longo processo de mudança: os carros de hoje são muito diferentes dos de ontem, pois agora incorporam tecnologias que os transformaram radicalmente, com novos sistemas de combustível, novas ferramentas, aplicações, usos segmentados, interações cada vez mais sofisticadas que proporcionam aos usuários uma nova experiência e novos sistemas de marketing.

O curso de graduação prepara profissionais que são capazes de projetar não apenas veículos, mas também sistemas de transporte e acessórios relacionados ao setor. Ela prepara designers de interiores e exteriores para veículos de transporte capazes de enfrentar os fatores comerciais, psicológicos e sociais relacionados à mobilidade.

Neste curso, os alunos aprenderão a compreender aspectos como os mecanismos psicológicos e emocionais de consumidores, cidadãos ou usuários, e os conceitos de transporte, veículo e cultura realizados pelos diferentes alvos de referência. O diploma ajuda os participantes a compreender e interpretar as necessidades e expectativas do público, ao mesmo tempo em que mantêm a criatividade, o estilo, as tendências e os ciclos de vida do produto.

A experiência nessa área, além da colaboração com grandes empresas que trabalham no setor, permite que os alunos desenvolvam uma competência específica que é tanto teórica quanto prática, um traço típico dos designers de transporte. A metodologia enfatiza uma comparação constante entre conhecimento técnico e teórico e sua aplicação concreta para criar e desenvolver projetos cada vez mais difíceis.

No primeiro ano do curso , os alunos de design de transporte trabalham com outras especializações para adquirir uma metodologia básica e um processo criativo. O foco da criatividade é a própria experiência do designer, no que chamamos de Ambiente Interno. Neste ano, os alunos se familiarizam com os materiais, ferramentas e técnicas de que precisam e descobrem como as ideias tomam forma usando os critérios e recursos utilizados.

O segundo ano concentra-se no desenvolvimento da criatividade de cada indivíduo, à medida que eles começam a estudar ferramentas relacionadas à especialização, como embalagem, argila, esboço-chave, caneta de ponta Chartpaks, alias e comunicação gráfica.

O segundo ano continua com a aprendizagem de métodos, processos e ferramentas de pesquisa que possibilitam responder às necessidades específicas de pessoas e empresas no Ambiente Imediato. Essa metodologia mostra aos futuros projetistas que suas próprias necessidades não são as de outros e aprendem a compreendê-las e trabalhar para resolver as necessidades específicas dos projetos apresentados a elas. O nível técnico aumenta com a capacidade dos jovens designers de expressar suas idéias e controlar seu desenvolvimento. Os alunos começam a colaborar em projetos com empresas.

O terceiro ano é um grande avanço. Os alunos se familiarizam com o mundo profissional, incluindo disciplinas de administração, projetos mais complexos e uma demanda maior para alcançar resultados. Neste ponto, os alunos podem criar usando uma base técnica sólida e uma metodologia criativa. Uma demanda por rigor profissional aparece, e a implementação de códigos profissionais que lhes permitirão desenvolver-se profissionalmente. Nesta fase, os estudantes irão abordar projetos para pessoas que têm menos ligações com o transporte (geográfico, geracional, cultural ou econômico), aproximando sua educação da realidade que encontrarão ao deixar o IED Barcelona.

Os alunos agora estarão trabalhando em projetos com breves reais e desafios apresentados pelas empresas.

No quarto ano , os alunos devem demonstrar sua capacidade de se engajar em um dos papéis profissionais a que aspiram como designer, treinados no IED Barcelona, sob os requisitos de conteúdo estabelecidos pelo Ministério da Educação e pelo Governo Regional da Catalunha. Sua formação técnica é completa e os projetistas enfrentam os desafios da multidisciplinaridade, uma visão de longo prazo e os serviços associados à sua especialização em particular. Nós chamamos isso de Ambiente Complexo.

Os alunos devem preparar um portfólio com uma habilidade profissional que exiba sua individualidade como criadores e abra as portas para o mundo profissional.

Por fim, os jovens designers devem mostrar que agora são profissionais em potencial, resolvendo um desafio real: o projeto final, proposto por uma empresa de prestígio selecionada pelo IED. Eles devem apresentar seus projetos tanto academicamente quanto para um cliente real, que avaliará se estão prontos para trabalhar em sua própria empresa ou para outra pessoa.

Metodologia

O curso oferece um caminho formativo que ensina os alunos a compreender e antecipar as demandas do mercado, negociando com as intenções de negócios e traduzi-los em um projeto adequadamente definido que pode ser fabricado. Enfatiza a importância do conceito, a fim de prever tendências e estilos de consumo, com base no entendimento das demandas do mercado e das necessidades sociais.

O curso também fornece aos alunos um conhecimento de materiais de produção e tecnologia para que eles possam dar vida aos seus projetos. Além de uma compreensão teórica do projeto, os alunos se concentrarão em analisar tecnologias, funções, ergonomia e usabilidade.

Duração: 4 anos
Início: setembro de 2017

Program taught in:
Espanhol

See 5 more programs offered by IED – Istituto Europeo di Design Barcelona »

Last updated February 24, 2019
Este curso é Campus based
Start Date
Set. 1, 2019
Duration
4 anos
Full-time
Price
12,800 EUR
Deadline
Set. 1, 2019
By locations
By date
Start Date
Set. 1, 2019
End Date
Set. 1, 2023
Application deadline
Set. 1, 2019

Set. 1, 2019

Location
Application deadline
Set. 1, 2019
End Date
Set. 1, 2023