Licenciatura em Informação e Documentação

Geral

Descrição do programa

  • Título oficial: Graduate in Information and Documentation
  • Ramo do conhecimento: Ciências Sociais e Legais
  • Centro: Faculdade de Tradução e Documentação
  • Tipo de ensino: no local
  • Idioma espanhol
  • Duração: 4 cursos acadêmicos
  • Créditos ECTS: 240
  • Lugares de nova entrada 2019-20: 42

apresentação

O Diploma em Informação e Documentação (BOE 12/11/2009) começou a ser ensinado no ano académico de 2008-09, substituindo o Diploma em Biblioteconomia e Ciência da Informação e o Diploma em Documentação (2º ciclo). Este diploma renovou sua acreditação em 2015.

Este curso está incluído no ramo das Ciências Sociais e Jurídicas e tenta responder à crescente demanda de profissionais no campo da gestão, tratamento, conservação e disseminação de informações e documentos. Os graduados em Informação e Documentação serão profissionais capazes de se integrar em serviços e sistemas de informação de todos os tipos, e facilitarão que essas organizações ofereçam melhores serviços, quantitativa e qualitativamente.

115659_salamanca_documentacion.jpg

O treinamento que é ministrado no curso inclui assuntos voltados para o domínio das tecnologias de informação e comunicação, bem como outros relacionados a áreas disciplinares como Direito, Sociologia e Idiomas. O treinamento é completado com práticas profissionais obrigatórias no último curso, que permitem que os alunos tenham a oportunidade de entrar em contato com o ambiente de trabalho antes de se formarem.

No ano lectivo de 2011-12, uma vez recebido o relatório favorável da ACSUCyL, será ministrado o Curso de Adaptação ao Curso de Licenciatura em Informação e Documentação para que o Diploma em Biblioteconomia e Documentação, graduados da anterior ordenação, obtenha , depois de passar, o título de Graduado em Informação e Documentação. A partir de 2016-2017 não são oferecidos novos locais de inscrição neste Curso de Adaptação.

O USAL oferece a possibilidade de estudar:

  • Duplo Diploma em Informação e Documentação e em Ciência Política e Administração Pública.
  • Duplo Diploma em Educação Social e Informação e Documentação.
  • Licenciatura em Engenharia Informática de Sistemas de Informação e Informação e Documentação.
  • Duplo Diploma em Pedagogia e Informação e Documentação.
  • Duplo Diploma em Informação e Documentação e em História.

competências

Competências Básicas

  1. Que os alunos demonstraram possuir e compreender o conhecimento em uma área de estudo que parte da base do ensino médio geral, e geralmente é encontrado em um nível que, embora apoiado por livros didáticos avançados, também inclui alguns aspectos que implicam conhecimento vindo da vanguarda de seu campo de estudo.
  2. Que os alunos saibam aplicar seus conhecimentos ao seu trabalho ou vocação de forma profissional e possuam as habilidades que geralmente são demonstradas através da elaboração e defesa de argumentos e resolução de problemas dentro de sua área de estudo.
  3. Que os alunos têm a capacidade de coletar e interpretar dados relevantes (geralmente dentro de sua área de estudo) para fazer julgamentos que incluam uma reflexão sobre questões sociais, científicas ou éticas relevantes.
  4. Que os alunos possam transmitir informações, idéias, problemas e soluções para um público especializado e não especializado CB5 - Que os alunos tenham desenvolvido as habilidades de aprendizagem necessárias para realizar estudos com alto grau de autonomia.

competências gerais

  1. Conhecer, compreender e aplicar princípios e técnicas para o planejamento, desenho, gestão e avaliação de serviços, unidades e sistemas de informação, adaptando-os às necessidades e perfis dos usuários.
  2. Conhecer e aplicar métodos e técnicas para a identificação, seleção, recuperação, organização e representação de fontes e recursos de informação, bem como as técnicas para o estudo, análise, avaliação e melhoria dos processos de produção, transferência e uso da informação e de atividade científica.

Competências Transversais

  1. Perfeita comunicação oral e escrita na língua nativa e conhecer uma língua estrangeira.
  2. Capacidade de análise e síntese, raciocínio crítico, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe.
  3. Habilidades em relacionamentos interpessoais e trabalho em um contexto internacional.
  4. Respeito pela cultura de paz e promoção dos valores democráticos. Conscientização da igualdade entre homens e mulheres.
    Reconhecimento da diversidade e multiculturalismo.
  5. Suporte para a integração de pessoas com deficiência.
  6. Aprendizagem autónoma e adaptação a novas situações. Liderança
  7. Sensibilidade em relação a questões ambientais.

habilidades específicas

  1. Analisar e interpretar as práticas, demandas, necessidades e expectativas dos produtores, usuários e clientes, atuais e potenciais, e desenvolver sua cultura de informação, ajudando-os a fazer o melhor uso dos recursos disponíveis.
  2. Orientar-se no ambiente profissional nacional e internacional de informação e documentação, bem como no seu ambiente político, econômico e institucional.
  3. Aplicar as disposições e procedimentos legais e regulatórios, tanto nacional como internacionalmente CE04 - Identificar, avaliar e validar informações, documentos e suas fontes, internas e externas.
  4. Elaborar e aplicar critérios para coleta, seleção, aquisição e eliminação de documentos que permitam a constituição e organização de coleções de documentos de qualquer natureza ou acervo de arquivo, mantendo-os acessíveis, desenvolvendo-os e eliminando-os de elementos que se tornaram inúteis a evolução das necessidades do usuário.
  5. Definir e aplicar métodos e técnicas para ordenar, proteger, preservar, preservar e restaurar suportes documentais de qualquer natureza.
  6. Identificar e representar na linguagem documental adotada ou em outro sistema simbólico o conteúdo semântico de um documento ou de uma coleção de documentos ou de uma coleção de arquivos.
  7. Organizar e estruturar os dados relacionados à descrição de documentos e coleções de documentos em qualquer meio; criar e explorar as ferramentas para acessar dados, documentos ou referências.
  8. Pesquise e recupere informações por métodos que permitam responder às expectativas dos demandantes em condições ótimas de custo e tempo.
  9. Tornar as informações processadas disponíveis e exploráveis e facilitar seu uso fornecendo produtos e serviços documentais.
  10. Utilizar e pôr em prática métodos, técnicas e ferramentas informáticas (hardware ou software) para a implementação, desenvolvimento e exploração de sistemas de informação.
  11. Use e implemente os métodos, técnicas e ferramentas (hardware ou software) para a implementação, desenvolvimento e operação de sistemas de telecomunicações.
  12. Produzir ou reproduzir documentos em qualquer meio e formato com vista à sua divulgação.
  13. Garantir a manutenção da administração geral, a administração administrativa e o apoio logístico da atividade de um organismo.
  14. Analisar e situar a atividade em um contexto estratégico e competitivo; promover esta atividade desenvolvendo e aperfeiçoando as ferramentas de trabalho apropriadas para a captura de mercado.
  15. Estabelecer e manter relacionamentos com clientes ou parceiros para vender produtos e serviços.
  16. Aquisição de produtos ou serviços documentários, com base na regulamentação atual para sua gestão e uma política de aquisição estabelecida.
  17. Controlar e otimizar permanentemente os recursos da agência e seu uso.
  18. Organizar fisicamente o espaço de trabalho, de conservação, de recepção do público, de exposições, com vista a prestar os serviços que se esperam.
  19. Antecipar, organizar, gerenciar e executar um projeto técnico integrando restrições ambientais: humano, econômico, calendário, regulatório.
  20. Identifique os pontos fortes e fracos de uma organização, um produto ou serviço, estabeleça e use indicadores, desenvolva soluções para melhorar a qualidade.
  21. Assegurar a integração, eficiência e bem-estar do pessoal de uma unidade de trabalho, aplicando a legislação e regulamentação em vigor, respeitando os objetivos da empresa, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.
  22. Conceber e executar uma ação ou um plano de treinamento inicial ou contínuo.
  23. Outros conhecimentos aplicados à informação e documentação.

Perfil de entrada

Os interessados na Licenciatura em Informação e Documentação devem ter passado no Bachillerato e no vestibular da Universidade. Devido às suas características, o grau de Informação e Documentação é destinado a estudantes que tenham concluído o Bacharelado na modalidade Humanidades e Ciências Sociais.

Também poderia interessar aos graduados em outras disciplinas que estejam realizando sua atividade profissional em unidades de informação e desejarem obter treinamento específico em informação e documentação de natureza oficial e universitária. No caso de profissionais que não possuíssem ensino superior prévio e tivessem idade superior a 25 anos, teriam que passar no vestibular para a Universidade estabelecida para esse grupo através das opções C (Humanidades) e D (Ciências Sociais).

As características pessoais e acadêmicas que são consideradas apropriadas para perseguir este Grau são:

Características pessoais

  • Interesse na busca e recuperação de informações, tanto manualmente quanto em ambientes eletrônicos.
  • Gosto pela leitura e pelo mundo dos livros.
  • Capacidade de aprendizado autônomo e trabalho em equipe.
  • Habilidades para comunicação interpessoal.
  • Capacidade de analisar e raciocínio crítico.
  • Senso comum.
  • Compromisso ético e democrático.
  • Respeito pela diversidade e multiculturalismo.

Características acadêmicas

  • Treinamento sociohumanista.
  • Cultura geral.
  • Computador básico
  • Língua estrangeira.
  • Bom domínio da língua castelhana: ortografia, gramática e escrita.

Acesso, Pré-registro, Admissão e Registro

Para se inscrever neste Grau, condições especiais ou testes diferentes dos gerais estabelecidos pelos regulamentos básicos do estado não são fornecidos.

Alunos com estudos universitários oficiais parciais que desejem ser admitidos a este grau devem consultar os requisitos na seção "Transferência de arquivo" do Guia Acadêmico da graduação nesta mesma web.

Saídas Acadêmicas e Profissionais

Resultados acadêmicos

Depois de concluir o Grau de Informação e Documentação, sugerimos que você estude um dos seguintes mestrados da USAL , se optar por uma especialização maior:

  • Sistemas de Informação Digital
  • Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia
  • Avaliação e Gestão do Patrimônio Cultural
  • Análise Avançada de Dados Multivariados e Big Data
  • Estudos Avançados de Inglês: Idiomas e Culturas em Contato
  • Estudos Avançados em Filosofia
  • Lógica e Filosofia da Ciência
  • Professor de ESO e Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas

perspectivas de carreira

O graduado trabalha em todos os tipos de bibliotecas, centros de documentação e informação e arquivos, e como gerenciador de conteúdo. Entre suas tarefas estão selecionar, organizar e preservar as informações e documentação impressa, bem como aquelas apresentadas em outros formatos (gravações de som e vídeo, fotografias, filmes, recursos digitais, etc.). As informações são processadas de acordo com a comunidade de usuários para a qual o serviço é fornecido.

A primeira abordagem às competências profissionais do especialista em informação refere-se a onde ele realiza seu trabalho habitual, a saber: bibliotecas, centros, gabinetes e departamentos de documentação de informação, arquivos e serviços específicos de informação eletrônica. Esses campos profissionais, como pode ser visto, são muito amplos, então, de acordo com o setor específico, uma série de habilidades específicas pode ser necessária. No entanto, dado o papel mediador dessa profissão (entre o documento e o usuário, entre dois usuários, ou entre a máquina de processamento de informações e o usuário), pode haver um grande número de situações em que as competências compartilhadas são exercidas com outras pessoas. profissionais, como comunicadores de massa, sociólogos, projetistas de sistemas de informação, planejadores econômicos. Portanto, embora a existência de competências compartilhadas entre vários tipos de profissionais seja necessária e inevitável, vamos nos referir às competências dos especialistas em informação documental.

No final de seus estudos, nossos alunos poderão exercer sua atividade profissional não apenas nos campos tradicionais de nossa profissão (arquivos, bibliotecas e centros de documentação), mas também na mídia (imprensa, rádio e televisão), indústrias químicas e farmacêuticas, Centros de saúde, escritórios de advocacia, fornecedores de telefonia e telecomunicações, empresas de consultoria ... Ou seja, em qualquer organização que possua serviços e sistemas de informação, e queira gerenciá-los de maneira profissional

Quais oportunidades de carreira você tem?

A inserção de trabalho é superior a 85%. Os principais produtos estão relacionados a empresas relacionadas a informações (jornais, centros de documentação ou revistas) ou bibliotecas. Além disso, qualquer empresa pode precisar de um documentalista.

Por que você me prepara?

Ser documentalista e gerente de informação na mídia, administração pública, hospitais ou outras organizações. Para o planejamento e direção dos serviços de informação de todos os tipos de organizações. Também treina para a organização, administração e direção de bibliotecas ou para realizar tarefas de ensino e pesquisa.

Última actualização Mar. 2020

Sobre a instituição de ensino

The University of Salamanca (Spanish: Universidad de Salamanca) is a Spanish higher education institution, located in the town of Salamanca, west of Madrid, in the autonomous community of Castile and ... Leia mais

The University of Salamanca (Spanish: Universidad de Salamanca) is a Spanish higher education institution, located in the town of Salamanca, west of Madrid, in the autonomous community of Castile and León. It was founded in 1134 and given the Royal charter of foundation by King Alfonso IX in 1218. It is the oldest founded university in Spain and the fourth oldest European university in continuous operations. The formal title of... Ler Menos