Keystone logo
Finlândia

Estudar Bacharel dentro Finlândia 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue um apartamento compartilhado

    441
  • Participação de utilitários

    38
  • assinatura de internet

    20
  • Transporte local

    60

Custo de estilo de vida de amostra

  • Combinado de comida rápida

    9
  • Bilhete de cinema

    15
  • Pint de cerveja local

    7

Requisitos do visto

  1. Visto de Curta Duração - para visitas no máximo de 90 dias. Você pode precisar de um visto, por exemplo, se for convidado a fazer uma prova de ingresso na Finlândia, ou se participar de um curso ou intercâmbio com duração inferior a 90 dias.
  2. Residência para Estudos - uma autorização de residência temporária de longa duração que normalmente é concedida por um ano de cada vez. Se vier à Finlândia por um período de intercâmbio de estudantes superior a três meses, ou se tiver sido admitido num programa de grau completo, tens de se candidatar a este.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Curta Duração; Autorização de Residência para Estudos

Preço e moeda

EUR 330

As taxas para a Autorização de Residência na Finlândia para Estudos, para pedido em papel, são atualmente de 330 euros; e de 300 EUR para um pedido eletrónico.

Quem pode solicitar o visto?

Se é cidadão nórdico ou da UE/EEE, não necessita de visto ou de autorização de residência para a Finlândia. No entanto, é obrigado a registar a sua residência na Migri se a sua estadia na Finlândia exceder 90 dias (6 meses para cidadãos nórdicos). Adicionalmente, se a sua estadia na Finlândia durar mais de um ano, deverá registar-se no sistema populacional finlandês.

Se é cidadão que não é cidadão da UE/EEE, normalmente necessitará de um visto ou de uma autorização de residência de estudantes. A que se deve candidatar, depende da duração da sua estadia na Finlândia.

Onde você pode fazer a aplicação?

Online/Embaixada ou Consulado finlandês

Pode iniciar o seu pedido de autorização de residência para estudantes online na Enterfinland.fi, mas, nesse processo, também é necessário que visite pessoalmente uma embaixada ou consulado finlandês. O pedido de autorização de residência de estudante finlandês não pode ser processado até o requerente visitar a embaixada, independentemente de o pedido ter sido apresentado por via eletrónica ou na própria embaixada.

Local na rede Internet:

Como fazer a aplicação?

Para solicitar o Visto de Estudante ou Autorização de Residência na Finlândia deve preencher as seguintes condições:

  • Deve fornecer a carta de aceitação oficial emitida pela universidade finlandesa de acolhimento.
  • O seu passaporte deve ter uma validade que exceda a duração do visto ou da autorização de residência a que está a pedir em pelo menos 3 meses.
  • O passaporte deve ter sido emitido nos 10 anos anteriores.
  • Deve ter uma cópia do seu formulário de candidatura preenchido e assinado.
  • Deve apresentar um comprovativo da sua capacidade financeira de modo a apoiar-se financeiramente durante todo o período de estudo na Finlândia e para o seu transporte de regresso. Presentemente, o estudante deve ter um mínimo de EUR 560 por mês para permanecer na Finlândia. Isto significa que o aluno deve ter um mínimo de 6720 euros por ano para as suas despesas na Finlândia.
  • Tem de fornecer do seu banco um extrato recente da sua situação financeira que mostre que tem, pelo menos, 6720 euros na sua conta bancária. Note-se que os alunos que realizem cursos de licenciatura na Finlândia devem ter fundos para um ano de cada vez. Os estudantes em intercâmbio devem dispor de fundos para toda a duração da sua estadia na Finlândia. No caso de não ter o valor acima mencionado na sua conta, deve apresentar prova por escrito de ter recebido um subsídio ou bolsa ou ter sido selecionado para benefícios a conceder pelo seu instituto de ensino. Note-se que os extratos bancários dos pais de um requerente ou de uma conta partilhada ou conjunta não serão aceites para o visto de estudante ou autorização de residência da Finlândia.
  • Deve apresentar um comprovativo de ter obtido um seguro de saúde e médico válido que cubra toda a duração da sua estadia na Finlândia.
  • Deve estar em boa saúde física e mental e livre de qualquer tipo de doença contagiosa.
  • Não deve ter antecedentes criminais.
  • Não deve ter sido recusada a entrada na Finlândia anteriormente.
  • Pretende sair da Finlândia no final da sua estadia autorizada.

Quando você deve aplicar?

Os tempos de processamento de um visto de estudante finlandês variam, pode verificá-los aqui: http://migri.fi/en/processing-times

A autorização de residência para estudantes é geralmente concedida por um ano de cada vez. Após o primeiro ano na Finlândia (em tempo útil antes de expirar a sua autorização anterior) deverá solicitar a extensão da sua autorização de residência para estudantes da Migri. Você pode usar o serviço eletrônico Enter Finland também para esse fim. Vale também a pena notar que, quando solicita uma autorização alargada quando a sua autorização inicial está prestes a expirar, tem de estar na Finlândia quando apresentar o seu pedido.

Tempo de processamento

Oportunidades de trabalho

Se trabalha em conjunto com os seus estudos, o seu horário de trabalho é limitado. Só pode trabalhar por uma média de 25 horas semanais durante o período letivo. O número de horas de trabalho não é restringido semanalmente. Isto significa que pode ajustar o seu horário de trabalho semanal durante o período letivo, desde que trabalhe em média 25 horas semanais.

Pode trabalhar sem restrições nos horários em que a sua instituição de ensino não oferece instrução, ou seja, nas férias de verão e de Natal.

Pode também concluir a sua tese numa empresa ou participar em formação prática. Nestes contextos, o horário de trabalho não é limitado.

Horas por semana

25

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.