Keystone logo
© Giorgi Jibuti
Ivane Javakhishvili Tbilisi State University

Ivane Javakhishvili Tbilisi State University

Ivane Javakhishvili Tbilisi State University

Introdução

A TSU tem cerca de 400 parceiros institucionais, entre os quais universidades e centros de investigação, em 56 países;

Em 2015-2021, foram financiados 364 projetos com a participação da TSU através do programa Erasmus+ Mobilidade Internacional de Créditos; em 2020-2022, foram financiados 107 projetos através de uma parceria com mais de 100 universidades em 29 países europeus.

Entre 2015 e 2021, a TSU foi líder na região do Cáucaso do Sul e na Geórgia em termos de número de estudantes e pessoal que estudaram em universidades europeias e que aí obtiveram as suas qualificações. Durante esse período, foram realizados mais de 2 500 projectos de mobilidade envolvendo estudantes e pessoal académico da TSU e de universidades europeias parceiras.

A TSU está a colaborar com 26 universidades em 10 países asiáticos;

A TSU participa anualmente no Asia Science Camp em vários países asiáticos (Japão, Singapura, Israel, Tailândia, Malásia, Indonésia, etc.);

A TSU oferece 24 programas em língua estrangeira - BA, MA, PhD e programas educacionais de um passo, incluindo programas BA acreditados internacionalmente em Administração Pública e Química; programas BA acreditados pela ABET em Engenharia Eléctrica e Eletrónica e Ciências da Computação;

Atualmente, estudam na TSU 900 cidadãos estrangeiros de 50 países, incluindo mais de 100 estudantes internacionais recebidos anualmente através do programa de mobilidade internacional Erasmus+ e de programas de intercâmbio bilaterais.

Missão

Ivane Javakhishvili A Universidade Estatal de Tbilissi (TSU) é uma sucessora espiritual e intelectual da cultura georgiana de vários séculos, das tradições humanistas e dos antigos centros educativos, científicos e culturais da Geórgia.

A Universidade Estatal Ivane Javakhishvili Tbilisi é uma universidade de investigação com vários ramos, cuja missão é:

  • Estabelecer valores nacionais e universais
  • Promover o desenvolvimento intelectual, moral, cultural e socioeconómico da sociedade;
  • Criar, conservar e divulgar novos conhecimentos;
  • Desenvolver as tradições universitárias através da investigação e da inovação;
  • Assegurar uma aprendizagem centrada nos alunos e formar pessoal competitivo;
  • Promover a formação contínua;
  • Ser um membro digno do mundo livre.

A missão da Universidade Estatal Ivane Javakhishvili Tbilisi é ostentar dignamente o nome da primeira universidade georgiana; manter a liderança, juntamente com a liderança histórica, no espaço educativo superior da Geórgia; pertencer à lista das principais universidades do mundo; promover o bem-estar nacional e universal.

Valores

A Universidade Estatal Ivane Javakhishvili Tbilisi partilha os ideais promovidos pela Carta Magna Universitatum das Universidades Europeias, e os seus valores baseiam-se no pensamento crítico, criativo e progressista; nos princípios da liberdade académica e da ética académica; e em relações abertas, dinâmicas e transparentes.

Visão

A Universidade Estatal Ivane Javakhishvili Tbilisi é um centro de ensino superior e de investigação com valores europeus e importância internacional e, até 2024, a Universidade assegurará:

  • Harmonização dos programas educativos com as exigências do público e do mercado de trabalho, incluindo o desenvolvimento contínuo das tecnologias da informação e da comunicação;
  • Uma maior ênfase nos programas de investigação de base e aplicada;
  • A internacionalização dos processos educativos, de investigação e administrativos.

Investigação e projectos internacionais

Os cientistas da TSU estão envolvidos em importantes projectos científicos internacionais: a experiência ATLAS realizada no Large Hadron Collider do CERN; a investigação experimental no acelerador COSY do Centro de Investigação de Jülich (Alemanha); e a experiência COMET planeada no Japan Proton Accelerator Research Complex (J-PARC); a experiência KM3NeT lançada no Mar Mediterrâneo; a instalação internacional de aceleração FAIR (Facility for Antiproton and Ion Research), um dos maiores projectos de investigação a nível mundial, em construção em Darmstadt, Alemanha.

A TSU está a implementar mais de 200 projectos de investigação.

De acordo com a Scopus, foram publicadas mais de 2500 publicações nos últimos cinco anos

  • Mais de 500 artigos são publicados anualmente em revistas científicas de alto nível
  • Foram publicadas publicações conjuntas com mais de 150 parceiros internacionais (Scopus)
  • Cerca de 3000 cientistas estrangeiros estão envolvidos em actividades de investigação conjuntas
  • Foram publicadas mais de 100 publicações através da colaboração com a indústria

Os cientistas e estudantes da TSU usufruem dos serviços prestados por espaços de aprendizagem modernos - 16 institutos de investigação; até 85 laboratórios de aprendizagem, incluindo FabLab, SMART|Lab, SMART|AtmoSim-Lab, Bloomberg Lab; laboratórios de física e química modernizados com o apoio da Universidade de San Diego; espetroscopia moderna de ressonância magnética nuclear de alta resolução (NMR - 400 MHz); Centro de Inovação e Transferência de Conhecimentos da TSU; Centro Multimédia; sítio de escavação arqueológica na Colina Grakliani; estúdio de belas artes; etc.

Admissões

A lista de documentos a serem submetidos às comissões de admissão das faculdades TSU :

  1. Declaração em nome do reitor da TSU
  2. Fotografia (3X4) – impressa 2 unid. e versão eletrônica em CD
  3. Cópia autenticada do diploma e anexo comprovativo do grau académico de bacharel ou equivalente (para graduado da TSU pela universidade/faculdade relevante, e nos demais casos - cópia autenticada; para graduados de 2023 - aviso de atribuição de título acadêmico grau)
  4. Cópia do bilhete de identidade (passaporte); e) cópia autenticada do certificado/certificado internacional de proficiência em língua estrangeira emitido no âmbito do projeto do Centro Nacional de Avaliação e Exames - “CERTUS” (se houver)
  5. Uma cópia autenticada do certificado confirmando o conhecimento da língua georgiana no nível B2 (se houver)
  6. Cópia do certificado de registro militar do recruta (ou carteira de identidade militar, se houver)
  7. Cópia autenticada do documento que comprove o reconhecimento da educação recebida em país estrangeiro (se houver).
  8. Outro documento, se previsto no programa de mestrado.

Classificações

Ivane Javakhishvili Tbilisi State University é a instituição de ensino superior número um em toda a região do Cáucaso.

  • TSU está classificada em 776º lugar no US News & World Report 2022-2023 (Melhor Classificação Universitária Global).
  • De acordo com o Times Higher Education World University Rankings, TSU está classificada em 1501+.
  • TSU está classificada em 601-650 no QS World University Rankings 2023 e em 188º no ranking regional do QS EECA University Rankings 2022.
  • TSU está classificada em 763º lugar no Round University Ranking 2022 e N201-300 no Shanghai Academic Ranking of the World Universities ( TSU Department of Physics 2022).
  • A Ivane Javakhishvili Tbilisi State University ( TSU ) foi classificada entre 4% (1.467ª entre 35.038 universidades do mundo) das melhores universidades do mundo, e entre 9% (560ª entre 6.036 universidades europeias) das melhores universidades europeias. universidades, de acordo com o Webometrics Ranking of World Universities. TSU é líder na região do Cáucaso. 64 universidades georgianas participaram da pesquisa.

Localizações

  • Tbilisi

    1 Ilia Tchavtchavadze Avenue, Academic Building Tbilisi, Georgia., 0179, Tbilisi

Perguntas