- Fundada em 1969
- Mais de 15.000 estudantes
- 81 programas de bacharelado, dos quais 6 são em inglês e 1 de dupla titulação
- 58 programas de mestrado, dos quais 3 são em inglês e 1 diploma triplo
- 15 campos de doutorado


Lucian Blaga University of Sibiu
A Universidade "Lucian Blaga" de Sibiu (ULBS) é uma das universidades mais antigas da Roménia, com uma tradição de mais de 225 anos.
Alcançar um processo educativo competitivo, correspondente aos padrões de qualidade regulados pela União Europeia, que permita aos diplomados da ULBS obter reconhecimento académico e profissional internacional, é um objetivo estratégico da Universidade de Sibiu. A Universidade promove especializações únicas no espaço académico romeno, e o elevado grau de confiança recomenda a ULBS como uma instituição forte envolvida no aumento da qualidade do processo educativo.
A promoção de programas de estudo em línguas de ciculação internacional, de métodos de ensino baseados em tecnologias de informação e a generalização da implementação do Sistema Europeu de Créditos Transferíveis representam garantias para a consolidação do processo educativo.
Missão
A missão da Universidade "Lucian Blaga" de Sibiu é a de mediadora de conhecimentos e formadora de competências, promovendo a excelência e os princípios da sustentabilidade no processo de ensino e investigação, numa vasta gama de disciplinas.
Valores
- Empreendedorismo
- Cultura organizacional
- Recursos humanos
- Educação sustentável
- Inovação
- Excelência em pesquisa
- Qualidade
- Abertura
Visão
A ULBS pretende tornar-se um líder no ensino e na investigação científica a nível regional e nacional, com uma elevada visibilidade internacional, actuando de acordo com as necessidades académicas dos estudantes e com os requisitos de todos os grupos de interessados. Através de uma gestão eficiente dos recursos, a ULBS tende a tornar-se uma universidade multidisciplinar e multicultural sustentável.
Admissão para cidadãos da UE, EAA, SCC e romenos
Etapa 1: Para reconhecimento de estudos pré-universitários ou de ensino superior, você deve cumprir o seguinte procedimento estabelecido pelo Centro Nacional de Reconhecimento e Equivalência de Diplomas.
Passo 2: Prepare o dossiê de candidatura para estudos universitários com os seguintes documentos:
- Fotocópia do certificado de reconhecimento de estudos emitido pelo Centro Nacional de Reconhecimento e Equivalência de Diplomas;
- Diploma de bacharelado ou equivalente;
- Histórico escolar dos últimos 2 anos do ensino médio concluídos no exterior, com disciplinas e notas/pontos obtidos;
- Certidão de nascimento;
- Fotocópia do documento de identificação: passaporte, comprovante de alteração legal do nome (se aplicável);
- Fotocópia do atestado médico; e
- Foto de retrato.
Etapa 3: Registre-se para os estudos.
Etapa 4: Conversão e reconhecimento acadêmico.
Etapa 5: Aspectos administrativos.
Admissão para cidadãos não pertencentes à UE
Elegibilidade para o ano preparatório de língua romena
- Você tem documentos que atestam sua cidadania de países terceiros da UE.
- Você concluiu o ensino médio e possui um diploma de bacharelado ou um diploma equivalente que permite acesso geral a instituições de ensino superior credenciadas para estudos de bacharelado.
Etapa 1: Prepare o arquivo de inscrição para o ano preparatório de língua romena com os seguintes documentos:
- Requerimento para emissão da Carta de Aceitação de Estudos, apresentada no Anexo n.º 2, que faz parte da metodologia nacional (Portaria do Ministério da Educação Nacional n.º 3473/2017), todas as rubricas preenchidas na íntegra, em duas vias;
- Diploma de bacharelado ou equivalente;
- Documento de estudos;
- Histórico escolar;
- Certidão de nascimento;
- Cópia do documento que comprove residência estável em país estrangeiro;
- Cópia do passaporte; e
- Certificado médico.
Etapa 2: Procedimento de admissão.
- Candidatos de países não pertencentes à UE enviarão os documentos de inscrição na plataforma de admissão online da Lucian Blaga University of Sibiu .
- Após o processo de admissão, nossa instituição enviará ao Ministério da Educação – Departamento Geral de Relações Internacionais os arquivos válidos dos candidatos elegíveis indicados para receber a Carta de Aceitação para Estudos.
- Após a avaliação dos arquivos, o Ministério da Educação – Departamento Geral de Relações Internacionais emitirá as Cartas de Aceitação de Estudos para os candidatos elegíveis e as enviará à instituição de ensino superior.
Etapa 3: Registre-se para os estudos.
- Para se tornar um aluno da Lucian Blaga University of Sibiu , você deve passar pelo processo de admissão e obter a carta de aceitação para estudos do Ministério da Educação.
- Durante a inscrição, os candidatos deverão apresentar documentos de identificação e de estudo em formato original, juntamente com a carta de aceitação aos estudos e um passaporte com um “visto de estudo” válido.
Etapa 4: Conversão e reconhecimento acadêmico.
Etapa 5: Aspectos administrativos.
- As 10 melhores universidades da Romênia (QS World University Rankings 2025)
- As 600 melhores universidades da Europa (QS World University Rankings 2025)
- 55ª melhor universidade do mundo (2024 Times Higher Education Impact Rankings: Educação de qualidade)
- Top 26% na Europa (Classificação das Melhores Universidades de Valor de 2024)
Sibiu
Sibiu é uma cidade multicultural, as minorias romena, saxônica, húngara, judaica e roma vivem juntas pacificamente há muitos séculos. Cada comunidade étnica é encorajada a promover e preservar suas próprias tradições. Todo ano, o calendário cultural da cidade inclui eventos que mostram essa diversidade étnica e cultural e que se tornaram parte da marca de Sibiu.
- Uma cidade medieval com mais de 800 anos de história (desde 1191, Sibiu é chamada de Hermannstadt em alemão, Nagyszeben em húngaro e Cibinium em latim);
- Capital Europeia da Cultura em 2007;
- Região Europeia de Gastronomia em 2019;
- A única cidade romena com 3 estrelas no Guia Verde Michelin;
- O oitavo lugar mais idílico para se viver na Europa, segundo a Forbes;
- Uma cidade com um dos mais altos padrões de vida do país; e
- Um destino para eventos culturais, como o Festival Internacional de Teatro de Sibiu, o Festival Internacional de Cinema da Transilvânia (TIFF) e o Festival Internacional de Jazz.
