

Universidad Francisco Marroquin
A Universidade Francisco Marroquín, também conhecida por sua sigla UFM, é uma universidade particular e secular na Cidade da Guatemala, Guatemala. Foi fundada em agosto de 1971 em torno da filosofia do libertarianismo.
Segundo o economista Milton Friedman, é "uma das principais universidades da América Latina".
Nosso objetivo era estudar e disseminar os princípios éticos, econômicos e legais da sociedade livre. Estávamos convencidos de que, a longo prazo, as ideias governam; que se nosso país desfrutasse de uma prosperidade pacífica, sem a pressão de grupos ideológicos, era necessário que pessoas influentes suficientes entendessem claramente a organização da sociedade livre e, assim, obtenham a convicção e a coragem para defendê-la.
Naassom Azevedo / Unsplash

missão
Nossa missão é ensinar e disseminar os princípios éticos, legais e econômicos de uma sociedade de pessoas livres e responsáveis.
valores
Verdade
A verdade é um meio necessário e vital para alcançar
Liberdade
Somente na liberdade pode-se buscar a felicidade, ser responsável e agir moralmente.
Justiça
Justiça é reconhecer cada pessoa como sua.
Virtudes

Excelência acadêmica
Definição
- Entendemos por "excelência" uma qualidade superior que torna pessoas ou coisas dignas de apreciação ou estima singular. E por "excelência acadêmica", a qualidade de idéias, princípios e ações daqueles que, como professores ou estudantes, habitualmente se colocam acima do mero cumprimento material e rotineiro de seu dever, constituindo um exemplo vivo de vida coerente para todos. A excelência entendida desta forma só é possível em um quadro de liberdade, competência e respeito.
- A excelência acadêmica deve ser conquistada e defendida de maneira profissional. Da mesma forma, só pode ser concebido como resultado de esforços tenazes e, às vezes, dolorosas renúncias, essenciais para abrir novas lacunas e caminhos no campo do conhecimento.
- Uma instituição que prima pela excelência acadêmica é demonstrada e credenciada através dos emuladores e imitadores que ela inspira ao longo dos anos.
- Uma pessoa que aspira à excelência nunca pode ser realizada como tal, se em cada caso ele não exigir continuamente de si mesmo mais do que os outros.
Excelência do Professor
- A excelência académica do professor implica uma preparação remota (apoiada pelas suas credenciais) e uma preparação cuidada (consistindo na preparação cuidadosa e diária de cada disciplina e de cada turma) para generosamente colocar ao serviço dos alunos a sua experiência como erudito e educador, seu entusiasmo pelo assunto que ele transmite e sua atenção firme, cortês e personalizada a cada um deles.
- Também implica clareza e coerência nas idéias que procura transmitir, conhecimento da situação concreta dos alunos, discernimento para selecionar, atribuir e priorizar as tarefas, discrição para demandar e sugerir as leituras mais pertinentes.
- A clareza da exposição não deve ser negociada, mas disponibilizada aos alunos em um gesto de cavalheirismo e cortesia.
- O que distingue o excelente professor como marca é seu desejo de melhoria pessoal contínua em tudo que ele pensa, diz, faz e ensina.
Excelência dos Alunos
- A força e permanência de uma instituição de ensino depende da formação dos alunos que ela seleciona cuidadosamente, levando em conta, entre outros fatores, sua aptidão acadêmica e sua capacidade de liderança.
- A excelência acadêmica dos estudantes manifesta-se em sua curiosidade intelectual, sua disciplina no que se refere ao uso de seu tempo de estudo e sua freqüência às aulas, sua capacidade de renunciar aos gostos, satisfações e sucessos imediatos, seu cultivo de virtudes e valores fundamentais, a riqueza e a seleção de seu léxico dentro e fora da sala de aula, sua capacidade de usar oportunamente os recursos colocados à sua disposição.
- Isto implica um equilíbrio razoável e ajustado à realidade do aluno, entre os estudos humanísticos, internalizados durante os estudos anteriores, endireitado ao seu bom desempenho como cidadão, e pai ou mãe da família de amanhã, e o domínio das principais técnicas em o ramo acadêmico escolhido.
- A excelência acadêmica do aluno é a base do seu sucesso no campo profissional e será refletida no grau obtido como resultado de seus esforços. A excelência do profissional resulta da combinação ideal dos valores e princípios que guiam a vida de cada pessoa de bem-estar, e sua atualização em sua especialização preferida (supondo que cada um tenha um desempenho melhor naquilo que mais você gosta).
Eles devem ser entendidos como Vértebras da Excelência Acadêmica do Estudante:
- Sua capacidade de observar, abstrair e inferir logicamente, e de expressar clara e precisamente, em palavras e por escrito, suas idéias e convicções.
- Sua vontade de continuar expandindo seu conhecimento por si mesmo.
- Sua serenidade de espírito na hora de questionar ou refutar as posições dos outros e defender os seus.
- Sua capacidade de surpreender os eventos do dia a dia.
- Sua inclinação para ler, ouvir, falar e escrever com um senso crítico e, ao mesmo tempo, consciente dos limites da capacidade humana de se fazer entender e compreender os outros.
- Sua determinação em imaginar a realidade diferente de como ela foi apresentada e como eles a acostumaram a vê-la.
- Sua capacidade de colocar em prática o conhecimento especializado e técnico, e desenvolver as habilidades e habilidades necessárias para o exercício da atividade empresarial.
- Sua tenacidade em perseguir, fazer e espalhar o bem, sabendo que ele terá que permanecer vigilante de sua própria liberdade e enfrentar, com prudente coragem, os riscos envolvidos em qualquer desafio humano.
- O fim de qualquer processo educacional é a formação de pessoas que saibam assumir compromissos e aproveitar as oportunidades, sem permitir ou permitir que ninguém prejudique sua dignidade.
- Guatemala City
6A Calle,final, 01010, Guatemala City
