Universidade Católica Portuguesa
Introdução
Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma instituição de referência no sistema educativo universitário português. Com pouco mais de 50 anos, é a melhor Universidade em Portugal pela Times Higher Education, pelo 2º ano consecutivo. Com reputação de excelência, investigação de alto nível, e uma forte ligação à sociedade, a UCP é uma instituição nacional, com quatro centros. Integrando 16 Faculdades, desde Economia Empresarial, Direito, até Ciências da Saúde, Humanidades ou Teologia, foi mais de 37 000 licenciaturas, 12 000 mestrados e 700 doutoramentos em mais de 170 Programas.
Em Braga, a UCP é representada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Herdada a história e tradição da Faculdade de Filosofia — a universidade mais antiga da cidade de Braga, fundada em 1947, sinal da presença centenária da Sociedade de Jesus no Ensino Superior -, foi a primeira Faculdade da Universidade Católica Portuguesa.
Enraizada numa antiga tradição da sabedoria, mas permanentemente aberta às questões colocadas pela modernidade, esta Faculdade promove um ambiente universitário criativo e reflexivo, plural e crítico, orientando a sua atividade académica pela excelência no ensino e na investigação, na formação dos seus estudantes e no serviço à sociedade.
Na sua configuração atual, a Faculdade oferece oito cursos de licenciatura: Filosofia, Dados de Ciências, Estudos Portugueses, Serviço Social, Ciências do Turismo e Comunicação e Psicologia. Como formação pós-graduada podemos destacar os mestrados em Gestão do Turismo, mas também em Psicologia, Ciências da Educação e Comunicação Digital, entre os catorze mestrados e três cursos de doutoramento. Com uma forte implementação na comunidade, os cursos oferecem várias possibilidades de interação com a comunidade, de desenvolver competências profissionais e pessoais. No total, a Faculdade conta com 70 docentes a tempo inteiro e 800 alunos.