Sobre
A University of Latvia foi fundada em 1919 e atualmente, com mais de 14.000 alunos, 13 faculdades e mais de 20 institutos de pesquisa e centros de estudo independentes, é uma das maiores universidades de pesquisa abrangentes e líderes no Báltico. A Universidade oferece mais de 130 programas de estudo acadêmicos e profissionais credenciados pelo estado.
No University of Latvia , a pesquisa é realizada em mais de 50 campos de pesquisa que representam quatro áreas principais de investigação: humanidades, ciências naturais, ciências sociais. O University of Latvia presta muita atenção ao desenvolvimento da colaboração internacional.
A University of Latvia dedica grande atenção ao desenvolvimento da colaboração internacional para promover sua identidade internacionalmente e fortalecer a reputação da Universidade em todo o mundo. Até o momento, o University of Latvia assinou 136 acordos bilaterais em todo o mundo e mais de 700 acordos com 368 instituições em 32 países europeus dentro do programa ERASMUS+. Tanto os estudantes de intercâmbio entrantes como os que saem usam um dos acordos de mobilidade estudantil disponíveis: ERASMUS+, ERASMUS MUNDUS (Aurora, AESOP, LEADER), CAMPUS EUROPAE, ISEP, acordos bilaterais e acordos entre países.
Mais informações em www.university.lv/cooperation ERASMUS MUNDUS é um programa de cooperação e mobilidade na área do ensino superior que visa promover o diálogo e o entendimento entre pessoas e culturas através da cooperação com países terceiros. As parcerias entre instituições de ensino superior europeias e de países terceiros incluem bolsas de estudo e bolsas de mobilidade para todos os níveis académicos (licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e staff). A University of Latvia é atualmente parceira em 9 projetos ERASMUS MUNDUS.
QS World University Ranking
Este ano, University of Latvia (UL) subiu 50 posições em um dos mais prestigiados rankings de instituições de ensino superior do mundo - QS World University Rankings, e agora ocupa o 651º ao 700º lugar, de acordo com os dados divulgados em 6 de setembro. Em 2015, a UL foi classificada entre 701 e 800. A UL é a primeira e, até agora, a única instituição de ensino superior na Letônia a ser incluída no ranking deste nível, e a posição significativamente melhorada mostra claramente que a UL está firmemente entre as 5% melhores universidades do mundo.
Gestão da qualidade na University of Latvia
Devido ao fato de que cada um tem uma compreensão diferente sobre o assunto qualidade, várias definições deste termo surgiram ao longo do tempo. Essas definições abrangem diferentes campos – desde a qualidade dos produtos até o gerenciamento da organização. No âmbito do projeto Phare Multi-Country Program da UE no Ensino Superior “Garantia da Qualidade no Ensino Superior”, foi publicado o Manual de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior. Os autores do Manual oferecem algumas concepções de qualidade, que são mais relevantes para o ensino superior, a saber:
1) Qualidade como excelência – o objetivo da concepção é buscar ser o melhor.
2) Qualidade como “adequação ao propósito” – qualidade de algo para um propósito específico.
3) Qualidade como transformação – enquanto os objetivos e visões dos alunos estão mudando, a universidade é capaz de variar com eles e atender às suas necessidades, ou seja, adaptar-se.
4) Qualidade como limite - a universidade estabelece certas normas e critérios. Qualquer unidade que atinja ou supere essas normas e critérios é considerada de qualidade.
5) Qualidade como padrão mínimo - uma definição ampla de conhecimento, habilidades e atitudes desejadas dos graduados.
6) Qualidade como aprimoramento – a universidade deve melhorar continuamente.
Para garantir a qualidade em todos os níveis da organização, a universidade deve estabelecer um sistema de gestão de qualidade apropriado.
A prioridade da garantia de qualidade no ensino superior é declarada tanto pela legislação e práticas europeias ( comunicado de Bergen - Padrões e Diretrizes para Garantia de Qualidade na Área Europeia de Ensino Superior) quanto pela legislação estadual da Letônia. Esses documentos enfatizam a necessidade de implementação de um sistema interno de garantia de qualidade nas universidades.
O departamento de gestão de qualidade e auditoria é responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema de garantia de qualidade na UL.