Midlands State University

Introdução

Leia a descrição oficial

Nota Histórica

A ideia de uma universidade nas Midlands remonta à fundação da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia, quando Gweru, que foi identificada como um possível local para um segundo campus universitário no país, perdeu sua oferta para Bulawayo. Duas outras oportunidades para sediar instituições de ensino superior (Universidade Aberta e Universidade Católica) também foram perdidas pela Província de Midlands, quando as duas universidades foram para Harare. Foi no meio de tais decepções que duas iniciativas convergiram gradualmente para dar à luz o que desde então se tornou a Midlands State University . Sua Excelência, o Presidente RG Mugabe, no empurrão da liderança política provincial das Midlands, aceitou a idéia de uma universidade nacional sendo construída nas Midlands.

Isso coincidiu com a política de devolução do então Ministério do Ensino Superior e Tecnologia, cujo objetivo era expandir o acesso ao ensino superior, convertendo professores e colégios técnicos em instituições que concedem graus. Foi através do processo de desconcentração que, a partir de 1998, o Gweru Teachers College começou a matricular estudantes para o Bacharelado em Comércio com Educação e os graus de Bacharel em Ciências com Educação oferecidos pela Universidade do Zimbábue.

Estabelecimento da Universidade

Enquanto isso, embora a política de devolução inaugurasse um processo irrevogável de levar a educação universitária às Midlands, havia um forte sentimento, especialmente na província, de que o que estava sendo feito não correspondia à promessa do presidente de uma universidade estadual de pleno direito. na província. Respondendo a esses sentimentos, mas sem perder de vista as restrições impostas ao governo pelo declínio dos fundos nacionais, o Ministro de Educação Superior e Tecnologia transformou o projeto de devolução em Gweru na terceira universidade estadual do Zimbábue por meio da Universidade Estadual na Lei de Midlands de abril de 1999. .

A nova universidade, cujo nome foi posteriormente mudado para a Midlands State University , seria inicialmente alojada nas instalações do Gweru Teachers College. O mandato da instituição estava contido em seus objetos gerais que são o avanço do conhecimento, a difusão e extensão das artes, da ciência e da aprendizagem, a preservação, disseminação e aprimoramento do conhecimento que é relevante para o desenvolvimento do povo do Zimbábue por meio do ensino e pesquisa e, na medida em que é consistente com os objetos, o fomento do crescimento intelectual, estético, social e moral dos estudantes da Universidade.

Site do Campus

A Universidade começou a usar as antigas instalações do Gweru Teachers 'College, que incluíam o campus Batanai em Senga Township. A cidade de Gweru originalmente ofereceu à nova universidade o pedaço de terra usado pelo Exército Nacional do Zimbábue como campo de tiro para propósitos de treinamento, com a condição de que as Forças de Defesa estivessem dispostas a cedê-lo. Quando o Exército não encontrou alternativa adequada, a Universidade teve que procurar outras opções. Felizmente, o governo criou uma área de 164 hectares convenientemente adjacente ao antigo Colégio de Professores de Gweru. Além disso, a Universidade adquiriu 188 hectares da Tel One, onde mais instalações de ensino e de estudantes estão sendo desenvolvidas.

A Universidade foi fundada como o país enfrentou seus piores desafios econômicos decorrentes de sanções ilegais impostas pelos países ocidentais. Isso, por sua vez, limitou severamente a capacidade do Estado de apoiar instituições públicas, especialmente universidades. A instituição teve de criar estratégias de aumento de renda para fornecer infra-estrutura física mínima para o ensino e sua gestão, para atender aos requisitos contratuais do pessoal além dos salários do governo e para apoiar um programa maciço de desenvolvimento de pessoal especialmente após o êxodo de 2008/9. habilidades humanas do Zimbábue. Um grande número de iniciativas de angariação de fundos e geração de renda foram tentadas, mas apenas uma no final foi um sucesso. E foi esse o estabelecimento dos programas paralelos, que emprestamos das universidades da África Oriental. Trata-se de uma iniciativa que apoiou o desenvolvimento espetacular de infra-estrutura e a produção de pessoal de ensino, administrativo e de apoio adequadamente qualificados, quando o restante do país passava por sua pior crise econômica. Este crescimento impressionante traduziu-se na operação bem-sucedida do conceito multi-campus levando ao estabelecimento dos campi de Zvishavane, Harare e Kwekwe. Em reconhecimento aos seus esforços obstinados e à sua sólida liderança Midlands State University também foi encarregada de incubar o Colégio Manicaland de Ciências Aplicadas até se tornar uma Universidade Estatal de Ciências Aplicadas.

Localizações

Gweru

Address
P Bag 9055
Gweru, Província de Midlands, Zimbabwé